terça-feira, 5 de junho de 2007

GUERNICA de Pablo Picasso



Esta obra intemporal "GUERNICA" foi o manifesto político de Pablo Picasso e surge como testemunho de revolta, do horror da guerra e da dor que esta provoca.
Referindo-se ao bombardeamento aéreo sobre a cidade com o mesmo nome, em 26 de Abril de 1937, esta obra constituiu-se num símbolo contra a brutalidade da guerra. Nela está simbolizada, com intenso dramatismo, através de figuras contorcidas, disformes e dissecadas, com cores cinza, negro e branco, a destruição de vidas humanas e de uma civilização.
Do conjunto das obras deste pintor, esta é a mais marcante e também a mais conhecida, a monumental "GUERNICA" que é um óleo sobre tela e que tem as dimensões de 305 x 782 cm, datada de 1937, e executada para ser exposta no pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris, encontrando-se actualmente exposto no Centro de Arte Rainha Sofia em Madrid.

A obra esteve durante longos anos em Inglaterra no Museu de Arte Moderna de Nova York, pois Picasso só queria que ela regressasse a Espanha quando esta fosse um País Democrático.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pablo Picasso tinha sido convidado em Janeiro de 1937 pelo governo oficial republicano de Espanha a contribuir com um quadro para a decoraçao do pavilhao nacional na exposiçao mundial desse ano em Paris. Começou por fazer outro quadro denominado por "pintor e atelier". Mas após o bombardeamento de Guernica Pablo mudou o seu quadro e em Maio/Junho de 1937 realizou este quadro...

Como consequência de Guernica, Pablo pintou em Outubro do mesmo ano "Mulher Chorando", retratando todo o sofrimento...

Grande pintor...
Um beijo