terça-feira, 5 de junho de 2007

EMANCIPAÇÃO DA MULHER

· O mundo das mulheres sofreu profundas mudanças. Assistimos à emancipação da mulher e à queda da influência da família e da Igreja, e a profundas modificações na estrutura familiar.
· O acesso da mulher ao mundo do trabalho assalariado constituiu o início da reformulação do seu papel na sociedade; a mulher foi ganhando uma certa independência económica que a levou a reivindicar os mesmos direitos que o homem.
· Os movimentos sufragistas constituíram as primeiras formas de luta que visavam a liberdade, a igualdade de direitos e o sufrágio universal.
· A 1ª Guerra Mundial contribuiu de forma evidente para a evolução da condição feminina, ao proporcionar a intervenção da mulher em quase todos os sectores da actividade económica, desde os trabalhos pesados na fábricas de armamento, até à gestão de empresas, substituindo os maridos ausentes nas frentes de combate.
· A emancipação da mulher teve reflexos ao nível da moda e surgem novas preocupações com a sua aparência física. No período entre as duas Guerras assiste-se à alteração da moda feminina, o que teve um enorme significado no movimento de emancipação.
· As principais alterações verificadas deram-se no corte de cabelo curto e penteado à “la garçonne”. Este modelo de penteado que acentuava o estilo desportivo então em voga, e a subida das saias para a altura dos joelhos, ganharam a adesão de muitas mulheres.
· A estrutura familiar também conheceria profundas alterações. Os novos valores familiares passaram pelo progressivo controlo da natalidade; por um novo conceito de família – o de família nuclear (pais e filhos). Assiste-se igualmente a um novo conceito de casamento; à participação do homem nas tarefas domésticas, pois a mulher passa a trabalhar fora.
· Perda da influência da Igreja sobre as famílias – laicismo; perda de valores familiares tradicionais substituídos pela vida nocturna, o desporto, etc.
· Aparecimento de símbolos sexuais, as estrelas de cinema, que ditavam a moda e o comportamento das pessoas.

Sem comentários: