segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Importa saber identificar certos estilos de pessoas

Encontramos, no nosso dia-a-dia, pessoas, que através das suas atitudes, nos mostram que tipo de pessoas são: tipo agressivo, tipo passivo, tipo manipulador, tipo assertivo.

Na disciplina de TEC aprendi que para bem viver em grupo, importa saber com quem lidamos, o que nem sempre será muito fácil.

O tipo manipulador foi um dos que me chamou mais a atenção.

Descobri recentemente o estilo manipulador numa pessoa com quem vinha tratando há algum tempo. Ainda estou a aprender a lidar com a situação, mas para já, vou ficar de pé atrás!


Ora vejam como é o estilo MANIPULADOR!

O manipulador considera-se hábil nas relações interpessoais, apresentando e estudando discursos diferentes consoante os interlocutores a quem se dirige.
Dificilmente aceita a informação directa, preferindo fazer interpretações pessoais. Diz com frequência «Poderíamos entender-nos».
Apresenta-se quase sempre, como um útil intermediário e considera-se, mesmo, indispensável. Raramente se assume como responsável.
Agindo por interpostas pessoas, tira partido delas para atingir os seu próprios objectivos.
Fisicamente, parece, muitas vezes, um actor de teatro.
O manipulador nunca apresenta claramente os seus objectivos.

Comportamentos típicos do manipulador:

1. Apresenta uma relação táctica com os outros.
2. Tende a desvalorizar o outro através de frases que pretende que sejam humorísticas e que denotem inteligência e cultura.
3. Exagera e caricatura algumas partes da informação emitida pelos outros. Repete a informação desfigurada e manipula-a.
4. Utiliza a simulação como instrumento. Nega factos e inventa histórias para mostrar que as coisas não são da sua responsabilidade.
5. Fala por meias palavras; é especialista em rumores e «diz-que-disse».
6. É mais hábil em criar conflitos no momento oportuno do que reduzir as tensões existentes.
7. Tira partido do sistema (das leis e das regras), adapta-o aos seus interesses e considera que, quem não o faz é estúpido.
8. Oferece os seus talentos em presença de públicos difíceis.
9. A sua arma preferida é a culpabilidade. Ele explora as tradições, convicções e os escrúpulos de cada um; faz chantagem moral.
10. Emprega frequentemente o «nós» e não o «eu»; «falemos francamente», «confiemos um no outro»…
11. Apresenta-se sempre cheio de boas intenções.

(A informação sobre este estilo de pessoa foi recebida na aula)

2 comentários:

Isamar disse...

De gente bem intencionada está o inferno cheio.Será que o tipo manipulador é predominante ou será que numa mesma pessoa existem características destes quatro tipos de pessoas? Talvez!
Continuem o vosso jornal e divulguem-no.

Beijinhossss

fa_or disse...

Olá Sophiamar,
Bem vinda!
Eu acho que, muito embora as pessoas possam em determinadas alturas manifestar características de qualquer um dos tipos, haverá sempre um deles que predominará. Por mais é haver a tendência e não se modificar.
O ideal é ser-se assertivo.
Devemos, pois, procurar sê-lo e conhecer as características dos outros para nossa defesa.

Beijinhos